Manchas, descoloração e corrosão de instrumentais cirúrgicos são problemas sérios para as unidades de saúde, pois denunciam algumas falhas
O avanço da tecnologia tem permitido que cada vez mais cirurgias possam ser realizadas, o que acaba beneficiando muitos pacientes que necessitam passar por esses procedimentos. No entanto, problemas nos instrumentais cirúrgicos, como a deterioração, perda da funcionalidade e segurança, devido as suas reutilizações, podem prejudicar a saúde dos pacientes.
Manchas, descoloração e corrosão de instrumentais cirúrgicos são problemas sérios para as unidades de saúde, pois denunciam algumas falhas.
Por exemplo: pinças hemostáticas, tesouras e bisturis podem se tornar imprecisos, quebrar durante a realização de uma cirurgia, devido ao alto nível de corrosão, ou até mesmo abrigar biofilme bacteriano. E isso tudo pode resultar em uma vida útil menor do instrumental, que resulta em um aumento dos custos, além de provocar danos à saúde.
Entretanto, esses problemas podem ser evitados, monitorando o método de processamento dos instrumentais e analisando suas possíveis causas.
Agentes Causadores
Quando aparecem manchas em um instrumental, é essencial que se encontre a sua causa. Colocamos aqui os principais parâmetros e condições que devem ser observados por aqueles que manuseiam e cuidam da limpeza e esterilização dos instrumentos cirúrgicos.
Isto pode ser feito determinando o pH da água de enxágue antes que ela seja utilizada e verificando novamente seu pH após o enxágue. Caso o pH do enxágue seja de 0,5 unidades a mais do que era inicialmente, a alcalinidade não está sendo corretamente neutralizada. Nesses casos, a quantidade de neutralizante da máquina deve ser aumentada. Caso o pH do enxágue seja de 0,5 unidades a menos do que era inicialmente, a alcalinidade está sendo super neutralizada e a quantidade de neutralizante na alimentação da máquina deve ser diminuída. Caso o pH do enxágue seja de 0,5 unidades do seu valor inicial, a alcalinidade está sendo apropriadamente neutralizada.
Manchas, descoloração e corrosão podem surgir por diversas razões, mas podemos evitar esses problemas, simplesmente realizando um correto processamento e tratamento dos instrumentais.
Fonte: Sispack Medical
+55 11 2365-4336
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Estamos em São Paulo
Olá, esse é o canal via Whatsapp da Medical Fair Brasil. Aqui você tira dúvidas sobre assuntos como: inscrição, quero expor, palestras e assuntos relacionados a feira.